sexta-feira, 18 de junho de 2010

Mídia brasileira e governo Lula: população vê manipulação e distorção do noticiário

Pesquisa encomendada pela Secretaria de Comunicação (Secom) da Presidência da República aponta que os jornais impressos são lidos por 46,1% dos brasileiros, enquanto as revistas são consumidas por 34,9% da população. Já a televisão e o rádio são os meios de comunicação mais utilizados pelas pessoas para obter informações. De acordo com o levantamento, 96,6% dos entrevistados assistem TV, enquanto o rádio é utilizado por 80,3%. Os jornais seguem na terceira posição entre os veículos mais procurados, enquanto o uso da internet tem se ampliado e vem se consolidando no País.

Mas um detalhe interessante é que a população também considera que a imprensa não faz um trabalho isento e imparcial. Pelo levantamento, 57,3% dos entrevistados consideram que as notícias veiculadas são tendenciosas e parciais, enquanto 24,3% apontam isenção no material produzido .

A pesquisa encomendada pelo governo mostra ainda que o poder de influência dos meios de comunicação é relevante. Entre os entrevistados, 7,9% afirmaram que "sempre" mudam de ponto de vista de acordo com as informações obtidas, enquanto 62,9% admitiram que isso acontece "às vezes".

Entre os que afirmaram ler jornais, 24,7% o fazem diariamente. Os que leem apenas uma vez por semana somaram 30,4%. "Dos leitores de jornais, 42,3% consideram o domingo o dia mais importante da semana para se ler jornal, enquanto que outros 30,6% apontaram como dia mais importante de leitura a segunda-feira", explicam os coordenadores do trabalho.

A pesquisa "Hábitos de Informação e Formação de Opinião da População Brasileira" foi feita pela empresa Meta, a pedido do Palácio do Planalto, para ajudar na "orientação dos esforços de comunicação do governo". O levantamento ocorreu entre os dias 31 de janeiro e 5 de fevereiro, quando foram ouvidas 12 mil pessoas em 539 cidades no País. A Meta é um instituto de pesquisa criado em 1991 em Porto Alegre (RS) e é dirigida por Flávio Eduardo Silveira. O instituto já fez outros levantamentos para a Secom.

Leia mais clicando aqui.

Um comentário:

Unknown disse...

FICO INDIGNADO QUANDO VEJO O ATUAL GOVERNO DE SP ENTREGANDO HOSPITAIS, CASAS TIPO CDHU E SE PROMOVENDO ATRAVES DESTES ATOS QUE ESTA AJUDANDO A POPULAÇÃO, PORQUE NÃO MOSTRAM OS HOSPITAIS ENTREGUES SEM RECURSOS OU AS MORADIAS QUE JÁ ESTÃO TODAS CONDENADAS POR FALTA DE QUALIDADE, PROCUREM NO CDHU AS RECLAMAÇÕES FEITAS PELOS MUTUARIOS E QUEM SABE POSSAM RESOLVER AO INVES DE NOS ENTREGAR ESTE CAVALO DE TROIA.FORA ATUAL GOVERNO MENTIROSO DE SÃO PAULO E VAMOS MODERNIZAR COM O GOVERNO DO PT QUE FAZ E POE PRA FUNCIONAR, NÃO ADIANTA FAZER PARA TIRAR FOTOS, NO HORARIO POLITICO EU QUERO VER É FUNCIONANDO E QUEM SABE FAZER ISSO É SÓ O GOVERNO LULA. VAMO COM TUDO DILMA E QUE DEUS TE ABENÇÕE E ABENÇÕE A NOSSA PATRIA.CARLOS R R SOARES.EMAIL CRODRIGUESSOARES@IG.COM.BR