sexta-feira, 8 de março de 2013

8 de março: dia para celebrar as conquistas femininas e buscar avanços na sociedade brasileira


Paulo Ferreira 

Neste dia 8 de março, é importante que reflitamos sobre os próximos e necessários passos que precisam ser dados no enfrentamento à violência contra as mulheres em suas mais diversas formas e à impunidade da violência de gênero. Desde a conquista do voto feminino, há 81 anos, a caminhada das mulheres em busca de respeito e igualdade tem sido árdua, sendo cada pequeno passo uma conquista coletiva. Politicamente, as mulheres brasileiras tiveram uma grande vitória nas últimas eleições presidenciais, quando elegemos uma mulher para governar o nosso país. Por isso, esta data marcante também é momento para avaliarmos as ações do governo democrático e popular, atualmente comandado pela presidenta Dilma, realizadas nos últimos 10 anos em prol da autonomia econômica e do empoderamento das mulheres brasileiras, especialmente no que diz respeito às mulheres em situação de vulnerabilidade.

Dados de 2013 apontam que as mulheres são majoritariamente as responsáveis pelo gerenciamento do auxílio recebido dentro do programa Bolsa Família, já que 93% dos cartões do programa estão em seus nomes. Além de proporcionar o aumento da renda destas mulheres e de suas famílias, o Brasil Sem Miséria busca garantir que elas consigam ampliar seu nível de escolaridade e de capacitação profissional através de programas como o Pronatec. Apesar de não ser restrito a mulheres, elas representam 67% das 238 mil matrículas já realizadas. Outra ação do Brasil Sem Miséria que tem por objetivo melhorar a qualidade de vida das mulheres e de suas comunidades através de melhores oportunidades de trabalho é o programa Mulheres Mil, que desde 2011 formou mais de 20 mil mulheres em cursos de profissionalização e de complementação dos estudos.

Não adianta, entretanto, que as mulheres consigam ocupar melhores postos de trabalho se não encontram vagas para seus filhos nas creches. Por isso, também faz parte do Brasil Sem Miséria o Brasil Carinhoso, que prevê a ampliação do número de vagas na rede de creches públicas. Ao se preocupar em retirar da pobreza extrema os filhos de milhões de mulheres brasileiras, o governo federal conseguiu, através do Brasil Carinhoso, modificar a situação de miséria de 16,4 milhões de brasileiros.

Embora os avanços sociais conquistados nos últimos anos por tantas brasileiras e suas famílias sejam dignos de destaque, a representação feminina nos poderes ainda é ridícula. No parlamento iraniano, por exemplo, o percentual de participação feminina é maior do que no Congresso brasileiro. Portanto, é fundamental apoiar todas as iniciativas para garantirmos a ampliação da participação feminina nos mais variados setores da sociedade brasileira. Neste aspecto, o Partido dos Trabalhadores inovou quando decidiu, em seu 4º Congresso, estabelecer a paridade de gênero em todas as instâncias partidárias. A partir do próximo PED, 50% de todos os cargos de direção serão ocupados por mulheres. É mais uma demonstração, juntamente com as cotas para negros e para a juventude, de que o PT continua com sua política de renovação.

Que neste 8 de março a sociedade brasileira celebre as importantes conquistas, mas, sobretudo, busque avançar na melhoria da condição da mulher na sociedade brasileira. Contem comigo!

Paulo Ferreira deputado Federal (PT/RS)

Nenhum comentário: