terça-feira, 20 de outubro de 2009

Pré-sal, o desafio da capacitação da mão de obra

Em artigo publicado hoje no Jornal do Brasil, o deputado federal Luiz Sérgio (PT-RJ) discorre sobre os desafios suscitados pelas descobertas das megajazidas do pré-sal. Diz ele: "Calcula-se que poderão ser gerados, em médio prazo, até 750 mil empregos diretos e indiretos. Até 2016, o desenvolvimento da produção do pré-sal necessitará da capacitação de 243 mil profissionais na cadeia produtiva do setor, para atender às encomendas da Petrobras. Serão empregos de qualidade gerados a partir de uma dinâmica que coloca o interesse nacional acima de tudo. Temos o duplo desafio de aprofundar o processo de nacionalização da produção de equipamentos para o setor e de garantir a mão de obra necessária".

Segundo o vice-líder da bancada do PT na Câmara, o problema já vem sendo enfrentado, mas com os dados superlativos do pré-sal, será preciso um esforço maior para que toda essa riqueza seja apropriada pela nação. "O governo Lula logrou avanços substanciais, ao romper com o modelo de FHC, em que se preferia comprar navios e plataformas no exterior. Desde 2003 o governo brasileiro e a Petrobras vêm apostando numa estratégia bem-sucedida para capacitar os fornecedores brasileiros. Ela materializou-se no Programa de Mobilização da Indústria de Petróleo (Prominp), cuja missão é revitalizar a indústria nacional de petróleo e gás em bases competitivas e sustentáveis, além de promover o aumento do conteúdo local nos projetos desenvolvidos pela Petrobras".

A íntegra do artigo pode ser lida em http://www.pt.org.br/portalpt/index.php?option=com_content&task=view&id=83091&Itemid=201

Nenhum comentário: