terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Escolas técnicas federais,a maior expansão da história

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva inaugurou, simbolicamente e por teleconferência, na tarde do dia 1º, 78 escolas federais de educação profissional em cidades de 19 estados de todas as regiões. Com a entrega dessas unidades, já serão 141 as escolas técnicas criadas por seu governo. Outras 99 estão em construção e devem ficar prontas até o fim do ano.
A rede federal está passando pela maior expansão de sua história. De 1909 a 2002, foram construídas 140 escolas técnicas no País. Ao fim de 2010 serão 380 instituições, que oferecerão 500.000 vagas. Os investimentos do Ministério da Educação ultrapassam R$ 1,1 bilhão.
"Esses dados comprovam a importância que o governo Lula dá à formação de jovens, que passam a ter uma profissão e expectativa de um futuro melhor", comenta o deputado André Vargas (PT-PR). "No governo FHC, encabeçado por PSDB e PFL (atual DEM), o objetivo central, na área de educação, era favorecer as escolas privadas, de nível superior ou técnico. Com o governo do PT, mudamos essa lógica perversa, com o Estado resgatando o seu papel de indutor do desenvolvimento e de políticas públicas que assegurem um futuro digno para o País", disse o parlamentar.
André Vargas frisou a importância da formação técnica, num momento em que a economia do Brasil retoma a trajetória de crescimento. "Com o crescimento projetado para os próximos anos, as escolas técnicas terão um papel estratégico", sublinhou. Vargas observou ainda que, com a exploração do petróleo e gás da camada do pré-sal o pré-sal, a necessidade de mão de obra especializada será ainda maior. "A demanda por formação continuará; por isso, nas eleições presidenciais, será preciso dar continuidade ao projeto que vem sendo implementado pelo presidente Lula".
Assista aqui o discurso do presidente Lula sobre a importância das escolas técnicas.
Para saber mais sobre a evolução do número de escolas técnicas no Brasil, clique aqui.