sexta-feira, 4 de novembro de 2011

A desinformação do Estadão e a verdadeira pauta da CCJC

Em nota oficial divulgada nesta sexta (4/11), o deputado João Paulo Cunha (PT-SP), presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJC) da Câmara dos Deputados, critica o jornal "O Estado de S. Paulo" por , de "maneira dolosa" praticar jornalismo "denuncista" e desinformar seus leitores ao divulgar matéria sobre a suposta tramitação de projeto que anistiaria deputados cassados. Leia, abaixo, a íntegra da nota:

"A verdade sobre a pauta da CCJC

O jornal “O Estado de São Paulo”, em matéria publicada no dia 4 de novembro, desinformou seus leitores ao afirmar que o projeto de lei do ex deputado Ernandes Amorim, que prevê anistia para deputados cassados, estava na pauta de votação da CCJC, na Câmara dos Deputados.

O erro jornalístico foi tomar como definitiva uma lista de projetos com relatórios finais, divulgada no site da Câmara. Tecnicamente, esses projetos estariam prontos para pauta e votação na Comissão de Constituição de Justiça, mas o jornal desconsiderou que, tradicionalmente, no parlamento milhares de projetos que estão em condições legislativas para debate e votação nunca chegam a ser votados.

Para agilizar e qualificar seus trabalhos, a CCJC neste ano adotou o modelo de pautas temáticas em suas sessões principais. Assim, já tratamos de temas como trânsito, criança e adolescente, direitos humanos, trabalho e meio ambiente, entre outros. Nesta perspectiva, preparamos para o próximo dia 9 de novembro uma pauta voltada para temas eleitorais.

Assim, foi elaborada uma lista inicial com mais de 20 projetos; entre eles o PL nº 297/2007, do deputado Neilton Mulim. De maneira dolosa a matéria omite que o projeto do ex deputado Ernandes Amorim só estava na lista porque está apensado, desde 2007, ao projeto do deputado Neilton Mulim, que tem um sentido e objetivo contrários a anistia para agentes que perderam sua função pública em decorrência de atos de improbidade.

Sendo a pauta da CCJC uma prerrogativa da presidência, deixo claro, assim como já o havia feito ao jornal que, em nenhuma hipótese, o projeto do ex deputado Ernandes Amorim será pautado enquanto eu estiver à frente dos trabalhos legislativos da comissão. É leviana a tentativa de tomar uma lista inicial de projetos, tecnicamente prontos para votação, como se fosse obrigatoriamente fazer parte da pauta da CCJC.

A pauta oficial da CCJC é enviada aos deputados membros na comissão na sexta-feira anterior. Foi o que aconteceu hoje, quando formalizamos a pauta da reunião ordinária, que será realizada no próximo dia 09 de novembro, sem que nela conste o projeto do ex deputado Ernandes Amorim.

O jornal, mesmo tendo ouvido de minha pessoa que este projeto jamais esteve ou estará na pauta enquanto eu presidir a CCJC, divulgou esta notícia inverídica e infundada porque se pautou por uma prática jornalística parcial e puramente “denuncista”. Cabe aos leitores, de posse da informação completa e sem viés, tirar suas conclusões.

João Paulo Cunha

Presidente da CCJC

3 comentários:

Anônimo disse...

A todos aqueles que iram se candidar nas eleições municipais de 2012 não percam a oportunidade de sair na frente e divulgar suas propostas SiteParaCandidato.com acessem e confiram

Unknown disse...

CONVOCAÇÃO


PARTIDO NACIONALISTA BRASILEIRO - PNB - EM PROCESSO DE FORMAÇÃO - CONVOCA AS LIDERANÇAS PARA SE TORNAREM PRESIDENTES / FUNDADORES EM SUAS LOCALIDADE, para tanto são necessário:



- Capacidade de obter no mínimo 500 assinaturas de apoiamento (abaixo-assinado eleitoral).


- Estrutura mínima (presidente, secretário e tesoureiro).

SE VOCÊ AMA O BRASIL - TORNE-SE UM NACIONALISTA DE VERDADE

LEVE ESSA PROPOSTA PARA SUA ASSOCIAÇÃO, IGREJA EMPRESA OU SINDICATO

FAÇA PARTE DA HISTÓRIA DO BRASIL, SENDO UM NACIONALISTA DE VERDADE.


Maiores informações no site: www.pnb.org.br / Telefone (61) 4101-8850 / (61) 8442-3441 (TIM)

Professor Rogério Souza disse...

Concordo plenamente com o teor do texto. Como professor entendo que lugar de aluno é na escola e quanto mais se invesir em Educação e atividades que sejam rentáveis, a população só tende a ganhar. Uma outra forma de garantir melhoria de vida é por meio de atividades de artesanato como as que desenvolvo em meu blog de Atividades para colorir. Obrigado pela leitura do meu comentário.